Café da manhã espanhol: aprenda a fazer pan con tumaza

pan-con-tumaza-capa

Foto: Flickr Commons/Trevor Huxham

 

Era provável que isto fosse acontecer: eu seria engolida pela vida e não conseguiria postar aqui com tanta frequência. Dito (ou pensado) e feito. A verdade é que, quando seu hobby (o blog) consiste da mesma coisa que seu trabalho (escrever para outros blogs), em semanas de muito trabalho, fica difícil encontrar as energias para o hobby.

Mas este fim de semana eu terminei uma bateria intensa de trabalho (grazadeus, pode mandar mais, gente!), e agora estou com um tempinho mais livre para contar mais umas coisas por aqui.

Então vamos falar de coisa boa? Não da [leia com o sotaque da Aracy Top Therm] “yogurrrteira Top Therrrm”, mas de uma receita típica aqui da Espanha e totalmente deliciosa: pan con tumaza!

pan con tumaza aracy da top therm

“Top Therrrrrrmm” — ouviu a voz na cabeça, certeza.

Foto: Instagram @aracytoptherm

 

Um dos clássicos do café-da-manhã aqui na península é o pão tostado na chapa com uma pasta de tomate (a tumaza), servido com azeite e acompanhado por café-com-leite. “Mas pasta de tomate no café-da-manhã?? Não é estranho?” Vai por mim: é uma delícia!

Esta semana, depois de ficar aguada em um pan con tumaza e de ter experimentado um bem meia-boca em uma padaria, resolvi fazer a minha versão. Se não der para perceber pela foto, vou falar: ficou MARA.

A receita é simplona, dá pra fazer pra alegrar um dia de semana sem graça. Então pega seu caderninho de receitas aí (risos) e anota pra fazer e experimentar essa versão madrilenha do  café-da-manhã dos campeões.

Pan con tumaza – Receita

Ingredientes

  • Pão (pode ser qualquer um, eu usei uma baguetinha integral)
  • Tomates maduros (um por pessoa, em média)
  • Um dente de alho
  • Sal
  • Pimenta do reino
  • Páprica doce

Modo de preparo

Corte os tomates ao meio. Eu gosto de tirar as sementes, mas você pode deixá-las, se preferir.

pan con tumaza tomates

Passe os tomates no ralador grosso, segurando pela casca. No fim, vai sobrar só a pele, fininha.

Foto: Pixabay

 

Rale os tomates em um ralador grosso, até retirar toda a polpa da casca (Sim, Brasil, ralar o tomate. Eu achei receitas que mandam bater no mixer, mas achei que o resultado é uma pasta de tomate desmaiada e sem textura). Tempere com sal, pimenta do reino e páprica doce a gosto. Essa é a sua tumaza.

Corte o dente de alho no sentido do comprimento e retire a parte mais esverdeada do meio (que dá o sabor forte do alho). Esfregue a parte do corte no pão, já previamente tostado na grelha ou frigideira.

pan con tumaza café da manhã

Eu servi com jamón serrano, mas você pode escolher outros acompanhamentos, ou servir só o pan com a tumaza mesmo. É délis de todo jeito!

Espalhe a tumaza, regando com um fio de azeite. Sirva puro, ou com algum acompanhamento, como presunto, parma, ovos, queijo ou atum.

Bom café-da-manhã, e venha contar o que achou aqui nos comentários!

Leave a comment